Fale Conosco agora (47) 99984-0233

Garuva

Garuva

Garuva, portal de entrada para o Estado de Santa Catarina, foi colonizada por imigrantes que buscavam fugir dos problemas sociais e econômicos da Europa. A “Primeira Colonização em Garuva” no período de 1841, ocorreu no Say e no Palmital, as regiões que formaram o atual município, pelos imigrantes franceses.

O desenvolvimento de Garuva é destaque, devido a sua localização estratégica às margens da BR-101 (Área Industrial Sul), SC-417 (Área Industrial Leste) e SC 416 (acesso ao Porto de Itapoá) e pela proximidade de grandes pólos industriais, portos e aeroportos da região sul.

Sua economia era voltada para a agricultura (banana, arroz, cana de açúcar, mandioca, flores e criação de peixes e gado de corte) e extrativismo. Hoje a economia é diversificada com empresas e indústrias (metal-mecânica, metalurgia, agroindústrias, madeireiras) complexos logísticos, industriais e retroportuários, oportunizando mão-de-obra imediata. Outro destaque está na infraestrutura das áreas industriais que promovem disponibilidade de acesso a energia de 138 kv, água em abundância, gás natural, termoelétrica, e incentivos fiscais e econômicos.

Garuva é também o maior pólo de artesanato de vime da região e tem incrementado as atividades em cipó imbé e da fibra da bananeira.

Hidrografia

Na serra do Carrapatinho, a leste do município, encontram-se as nascentes dos rios Saí Mirim e Sai Guaçu. A mais importante bacia hidrográfica da região é a do Palmital, por oferecer trechos propícios à navegação. As nascentes dos rios Palmital, Quiriri, Saí Mirim e Saí Guaçu, compõem também a bacia hidrográfica do Rio São João. Por esta profusão de águas, livres de poluição, Garuva preserva o título de “Paraíso das Águas”.

Dados Estatísticos

Localização – Localizada na região do caminho dos príncipes, nordeste do estado de Santa Catarina, região sul do Brasil.

População – 16.081 habitantes (IBGE 2010). Origem alemã, seguida da italiana, portuguesa e francesa.

Território – A área total do município é de 503,603 km², com densidade demográfica de 28,23 habitantes por km² (Est.IBGE 2010).

Limites – Norte – Estado do Paraná (Guaratuba), Sul – Joinville/São Francisco do Sul, Leste – Itapoá, Oeste – Campo Alegre

Clima – Subtropical úmido, com a média anual de 28º C. A quantidade de chuvas varia entre 1.600 à 1.700 milímetros. A umidade relativa do ar sofre forte influência dos ventos marítimos, com uma média anual de 85% e aproximadamente 155 dias chuvosos no ano.

Reserve agora um Chalé e traga sua família!